A Assdaco – Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni, organizará mais uma campanha “Comboni Azul” que acontecerá dia 11 de Dezembro das 7:30h as 11:30h, no centro oncológico de Cacoal. As senhas serão distribuídas individualmente por ordem de chegada e não será permitido pega senha em nome de outra pessoa.
A Assdaco, mais uma vez, irá concentrar os atendimentos para realização de exames de sangue (PSA) e toque retal com o Dr André Castagnaro, urologista responsável pelas campanhas Comboni Azul.
“A campanha Comboni Rosa e Azul tem sido referência na missão de orientar a população feminina e masculina a cuidar melhor da saúde e procurar o médico com mais frequência. Os homens são mais resistentes à ideia de ir regularmente ao médico e, por isso, acabam descobrindo a doença em estágio já avançado”, diz Claudemir Borghi, presidente da ASSADACO
“Depois do aparecimento dos sintomas, mais de 95% dos casos de câncer de próstata já se encontram em fase avançada. Por isso, é importante o exame regular através do toque retal e do PSA periodicamente”, afirma Dr André Castagnaro, urologista.
Para participar da campanha, homens com 45 anos somente com histórico de câncer de próstata na família sendo de primeiro grau e negros. Os demais 50 anos acima munidos com o Cartão SUS, CPF, dois números de telefone e comprovante de endereço.
Importante que nas 72 horas que antecedem a coleta, evitar relações sexuais, evitar prática de ciclismo, montar em animal ou motociclismo e não realizar toque retal, pois pode alterar o valor da dosagem do PSA. Com o toque, pequenos tumores podem ser percebidos e, muitas vezes, não são detectados pelos níveis do PSA. Com a realização dos dois, cerca de 90% dos casos de câncer podem ser detectados, por isso a importância de realizarem os exames PSA e Toque.